Quem diria que bons filmes e séries, além de documentários, poderiam ser mais que uma ótima fonte de diversão e distração, mas também que trariam lições valiosas para empreendedores?
Fizemos uma seleção com dicas de filmes, séries e documentários sobre escrita e marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, sem nem parecer que está estudando.
Vamos começar pelas dicas de filmes
Apesar de não ser o criador do processo de produção em série de hamburguers que popularizou o Mc Donalds, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande império do fast food.
Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles amorais para crescer o negócio.
Nesse filme, conhecemos um pouco mais sobre os bastidores e a real história, mas também aprendemos sobre construção de marca, o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.
2. Steve Jobs
Steve Jobs foi uma das mentes mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.
Nesse filme conhecemos um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do mundo.
Nesse filme acompanhamos todas as etapas da criação do gigante da tecnologia Facebook.
Desde a ideia, os primeiros passos, o protótipo do projeto e as muitas brigas que aconteceram entre os membros fundadores, vamos acompanhando a evolução de uma simples rede social até um dos maiores conglomerados de tecnologia de hoje.
O filme mostra o desejo secreto de todo empreendedor e profissional de marketing: poder ler a mente de seus clientes.
O protagonista é um publicitário que após um acidente passa a ouvir tudo que todas as mulheres que cruzam seu caminho pensam.
Apesar de criar campanhas para esse público, ele vai aprender que sabia muito pouco sobre sua persona.
Erro bastante comum principalmente entre aqueles que estão há muito tempo no mercado e se recusam a acompanhar as mudanças do público porque acham que já conhecem tudo.
5. O melhor filme já vendido
O criador do documentário de sucesso Super Size Me, traz uma nova proposta: fazer um filme sobre o mundo da publicidade, completamente financiado por marcas e produtos.
A ideia é mostrar, sempre com muito humor, como a indústria do cinema se tornou dependente da publicidade e como somos influenciados por táticas de venda invisível sem perceber.
6. Art & Copy
Sem dúvidas, uma das melhores indicações dessa lista.
O documentário vai mostrar como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade dos anos 60.
Vamos conhecer o processo criativo por trás de campanhas que causam impacto até os dias de hoje, como “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple, entre outras.
Se você te curiosidade em conhecer os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo, esse documentário vai te dar o acesso.
Ele vai mostrar como são criadas as histórias da Pixar, desde à criação da ideia, a execução e toda integração dos talentos da empresa, trabalhando juntos para criar histórias fantásticas.
Fique SINCROnizado com todas as nossas matérias, clique aqui e veja mais
Este foi o artigo de hoje.
Grande abraço e até o próximo post.
Miguel Gomes
Gerente de Contas.