Em nosso último artigo publicado, falamos sobre Clickbait, e hoje ele entra como pauta pela correlação com o tema abordado, a nova atualização do Google.
Em breve resumo, o Google anunciou que irá adicionar avisos de “conteúdo altamente citado” sempre que um usuário realizar uma busca. O que consequentemente torna o artigo empregado mais relevante para o usuário.
Mas de que forma você pode ter seu artigo adicionado a lista de conteúdos altamente citados? E o mais importante, porque o Google tomou essa decisão?
Entenda tudo agora!
A era do clickbait e desinformação
Ao longo da última década, uma onda de desinformação se criava na internet, mais rápido do que a informação de qualidade pudesse acompanhar.
Muitos conteúdos com alta dose de clickbait, sem nenhum fundamento se tornavam virais. E por conta do sucesso que faziam esses tipos de conteúdo, a balança se pendia para um lado, fazendo com que conteúdos que fossem de fato relevantes e ricos em informação para o usuário perdesse a visibilidade que mereciam.
Um exemplo disso é a TV Foco, que entrou para a lista de sites de notícia publicados pela Carta Capital, onde superava a audiência do Estadão e Folha no Brasil.
A indignação disso tudo é que a Tv Foco é famosa por utilizar títulos extremamente sensacionalistas para atrair o público, o famoso clickbait.
Veja o exemplo abaixo:
No post acima, o portal se refere a uma unha quebrada do cantor, como sendo uma “perda de parte do corpo”.
Esse é apenas um dos milhares de exemplos de notícias falaciosas que temos a disposição na internet e por isso, o Google resolveu tomar as devidas providencias. Adicionando um aviso de “conteúdo altamente citado” aos resultados de pesquisa, procurando destacar fontes mais confiáveis e evitar as famosas notícias com clickbait.
De que forma essa atualização impacta o SEO da sua empresa?
Se a sua empresa já agrega esforços para trazer conteúdos originais e ricos em informação, nada. Porém, se os artigos publicados retem informações de terceiros, o famoso control c, control v, ou se utiliza títulos sensacionalistas que não necessariamente entregam um conteúdo correlacionado ao título de maneira verdadeira, agora é a hora de procurar mudanças.
Claro que ainda ficaremos expostos a esse tipo de artigo sensacionalista nas redes sociais, pois as plataformas ainda não possuem essa inteligência para discernir esses tipos de postagem, mas o Google, no entanto, tem e já está medindo esforços para corrigir. Fazendo com que empresas que se enquadram a prática exemplificada acima, tenham seu SEO diretamente impactado.
Por isso é fundamental refletir sobre a credibilidade da sua empresa e não me refiro apenas aos exemplos acima, como também analisar minuciosamente o posicionamento da sua empresa, a maneira como ela se comunica com o público e principalmente a autoridade que ela tem em relação ao segmento de atuação.
Levando como exemplo, é quase impossível um portal de esportes com credibilidade falar sobre outros temas como moda por exemplo, que foge de seu nicho principal, a não ser que os assuntos sejam correlacionados, como:
“Surfistas famosos de ondas gigantes utilizam peças da Ripcurl em campeonato brasileiro”.
O que posso fazer para tornar meus artigos,
em “Conteúdo altamente citado”?
Para isso temos diversos artigos publicados sobre como melhorar o SEO do seu site, sendo o mais recente, este abaixo:
SEO 2022 – COMO SE ATUALIZAR AS MUDANÇAS
Se você já procurou saber como melhorar o SEO do seu site em 2022 no artigo acima, agora vamos para as dicas extras.
O fato é, que independente se você pratica um bom SEO, a resposta para seus esforços ainda é a resposta do público. Quando um artigo supre as necessidades do usuário ao tema que ele buscou, consequentemente mais usuários irão acessar seu artigo, comentar e compartilhar para mais pessoas, fazendo com que seu conteúdo, se torne relevante dentro da plataforma.
Por isso se você já constrói conteúdos de qualidade, não se esqueça de trabalhar a relação que tem com seus usuários e se torne autoridade em seu segmento.
Solucione a dúvida dos usuários
Se aprofundando um pouco mais no assunto sobre trazer conteúdo de qualidade para os leitores, você precisa entender de que maneira esses leitores buscam informação na internet.
Em 2022, o perfil de leitor vem descartando cada vez mais a necessidade de ler artigos extensos para solucionar uma pequena dúvida. Por isso eles optam por cada vez mais fazerem buscas por voz.
Nessas buscas por voz, o Google sempre procura mostrar um trecho de determinado artigo que supre a dúvida do leitor. Por isso é muito importante você separar seu conteúdo em tópicos, títulos, subtítulos e grifar as palavras-chaves. Assim os buscadores terão a possibilidade de “cortar” o trecho de seu artigo que exemplifica a resposta buscada pelo usuário.
Assim que o Google traz por meio da pesquisa de voz seu artigo como relevante para determinadas questões, automaticamente ele se torna um artigo relevante para os buscadores. E sua performance em SEO, melhora junto.
Então tudo é questão de entender o que a plataforma exige, como os usuários navegam sobre ela e de que maneira você pode suprir essas exigências. Tornando-se relevante para ambos os casos.
Utilize o “Hot Topic” com sabedoria
Uma questão a ser discutida a respeito dessa nova atualização, são as utilizações das notícias em “Hot Topic”, pois nem todas as notícias virais merecem a sua atenção.
Isso porque levando como aprendizado o que discutimos sobre focar em seu segmento, devemos levar em conta que nem todas as notícias em destaque devem ser usadas.
Por isso tenha cuidado e escolha falar sobre as notícias em destaque que estejam dentro do seu nicho, para não sair muito do caminho. Do contrário dificilmente se tornará uma autoridade no assunto.
Além disso, não fique no óbvio, traga novidades para o assunto, como uma análise crítica, uma entrevista com algum especialista no assunto ou até mesmo backlinks que reforçam ainda mais a autoridade do conteúdo empregado no artigo. Tudo é válido para construir um conteúdo original mesmo diante de tantos exemplos.
Que tal colocar essas dicas em prática e ver se você consegue alcançar a confiança do mais famoso motor de busca?
Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento.
Este foi o artigo de hoje, espero que te auxilie nos próximos passos da sua otimização SEO.
Grande abraço e até o próximo artigo.
Rafaela Rodrigues
Gerente de Contas.