É fato que as redes sociais possuem peso no mundo, mas você sabe quais redes sociais possuem peso no Brasil? Fique por dentro das 7 redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2019.
As redes sociais são relevantes para a comunicação, interação, informação e são usadas para importantes estratégias no marketing digital. Não seria diferente no Brasil que 58% da população utiliza as redes sociais. Confira agora as favoritas dos brasileiros:
1 – Facebook
Não é de se surpreender que a rede social se encontra na primeira posição pois mundialmente ela alcança mais de 2 bilhões de usuários. Sendo a rede social mais popular do mundo há mais de 10 anos, ganhando destaque no Brasil nos meados de 2012.
O Brasil é o terceiro país que mais utiliza a rede social com 130 milhões de usuários, perdendo somente para os Estados Unidos e a Índia.
O Facebook é muito diversificado com ferramentas que possibilitam engajamentos tanto para pessoas quanto para empresas.
2 – WhatsApp
Aplicativo que chegou abalando as estruturas da comunicação em 2009, ano que até então usávamos sms para nos comunicar sem a necessidade de ligar e hoje trocamos imagens, vídeos, áudios, documentos e temos a possibilidade de fazer ligações gratuitas por voz ou vídeo.
O aplicativo conta com mais de 1.2 bilhões de usuários globais e 120 milhões deles são brasileiros.
Mesmo o WhatsApp sendo a terceira rede social mais usada no mundo, as empresas possuíam limitações para a área dos negócios. Cenário que mudou com a criação do WhatsApp Business, gerando novas oportunidades.
3 – YouTube
Segunda rede social mais usada no mundo com 1.9 bilhões de usuários, o YouTube abriu portas para muitas outras formas de fazer negócio, além de ser uma das maiores fontes de entretenimento no mundo. Atualmente a plataforma conta com 98 milhões de usuários com crescimento de mais de 58% de usuários brasileiros.
Uma das formas mais conhecida de trabalho dentro da rede social é a possibilidade de ser um youtuber, com grandes chances de faturamento, mas também é muito usada pelo marketing.
4 – Instagram
Por mais que o Facebook lidera o ranking de usuários globais, o Instagram possuí a preferência dos usuários com o maior índice de engajamento entre as redes sociais.
A rede promete inovar cada vez mais em conteúdo, anúncios e demais formas de profissionais engajarem seus trabalhos.
Atualmente a rede possuí mais de 69 milhões de usuários no Brasil e 1 bilhão de usuários globais alcançando a sexta colocação mundial.
5 – Twitter
Em seu início a plataforma fez muito sucesso com seus micro blogs e a ideia de expor as opiniões fez sucesso por muitos anos, não é atoa que ela está no ranking de redes sociais mais populares.
A rede vem sofrendo uma queda de 63% dos usuários desde 2013 e atualmente o Twitter conta com 330 milhões de usuários globais ativos e no Brasil com 33 milhões de usuários. Estando em 12ºlugar no ranking mundial.
Mesmo com as baixas, a rede é uma das preferências de investimento pelas empresas e é valiosa para as ações de marketing digital.
6 – LinkedIn
Rede Social focada no Business, o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo com mais de 200 milhões de usuários globais, sendo 29 milhões brasileiros.
Embora a rede tenha um ótimo posicionamento a maioria dos profissionais não a utilizam a rede para o marketing, invés disso a rede serve como potencial estratégico para networking entre profissionais, posicionamento de empresas nas redes sociais e atração para possíveis colaboradores da empresa.
7 – Pinterest
A empresa é focada em conteúdo visual de qualidade e vem ganhando o mundo com mais de 250 milhões de usuários globais. No brasil a rede conta com mais de 31 milhões de usuários.
A rede tem um grande potencial e vem ganhando força no Brasil. Embora a maioria das empresas ainda não utilizem a rede para fins profissionais, sendo um diferencial com conteúdo visual, a rede poderia ser usada por profissionais que utilizem imagens em seus projetos.
Gostou de nossas dicas?
As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia profissional e trabalhamos cada vez mais para trazer estratégias de marketing digital dentro delas.
Não deixe de contatar um de nossos consultores de marketing digital, deixe a Agência Sincro lhe ajudar a alcançar o sucesso.
Grande Abraço,
Agência Sincro.
Fontes:
https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/
https://www.statista.com/statistics/268136/top-15-countries-based-on-number-of-facebook-users/
https://rockcontent.com/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/
https://www.statista.com/statistics/578364/countries-with-most-instagram-users/
https://www.statista.com/statistics/303931/twitter-users-latin-american-countries/
https://business.pinterest.com/pt-br/audience-demographics-user-stats
https://wearesocial.com/blog/2019/01/digital-2019-global-internet-use-accelerates
https://cobizz.com.br/2019/02/11/como-o-pinterest-pode-ajudar-as-empresas-a-aumentar-o-engajamento-nesta-temporada-de-carnaval/