Descubra o que significa cada uma das 7 cores listadas aqui. As informações são baseadas em fundamentos da cultura popular, crenças e psicologia das cores.
Claro, você já deve se sentir mais confortável em determinados ambientes de cores ou ao usar roupas com determinados tons. Tudo isso é pesquisado e comprovado através da psicologia das cores. Uma melhor compreensão do assunto pode te ajudar a ter um dia mais produtivo e feliz.
Psicologia das cores: confira o significado de 7 delas
1 – Vermelho
O vermelho é uma das cores mais comuns em muitos itens do dia a dia. Por exemplo, é uma cor considerada quente e associada ao sangue e ao fogo. No entanto, o vermelho também pode ser associado a um senso de urgência, perigo e sentimentos de amor e paixão. Vale ressaltar que o vermelho representa justiça.
2 – Azul
Algumas pesquisas recentes mostraram que o azul é a cor preferida das pessoas, principalmente nos Estados Unidos (EUA). Suas associações estão relacionadas à paz, tranquilidade, harmonia e equilíbrio. Na cultura popular, o azul é frequentemente usado para refletir o gênero dos homens. Na psicologia das cores, o azul é considerado uma cor fria.
3 – Verde
Classicamente, o verde representa a natureza e o meio ambiente. No entanto, a psicologia das cores também enfatiza suas características inerentes de juventude, sorte e tenacidade. No capitalismo, o verde também representa a cor do dinheiro, derivado do dólar. Ainda pode estar associado a sentimentos de felicidade, saúde e fertilidade.
4 – Psicologia das cores: amarelo
A cor alegre definitivamente flutua entre amarelo e laranja. O amarelo também é considerado uma cor quente e está associado à riqueza, felicidade, espontaneidade, ciúme, ganância, otimismo e alegria.
5 – Preto
Na prática, engana-se quem pensa que o preto é a cor associada à tristeza. De acordo com a psicologia das cores, refere-se a tons de luxo e elegância. Pode ser usado para simbolizar mistério, caos, simplicidade e neutralidade.
6 – Laranja
Laranja pode trazer entusiasmo, energia e felicidade. É a cor característica de produtos bem-humorados, lúdicos, sociais e caros. Esta é uma ótima cor para usar como acessórios no trabalho.
7 – Roxo
Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de “bloqueios criativos”.
Além disso, a sensação de calmaria e tranquilidade também estão relacionados com o roxo. Por essa razão, vários temas espirituais e ligados à fé são representados com esta cor.
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las. Para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:
Dimensão: a cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor.
Peso: as cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. De acordo com a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada.
Iluminação: existem diferentes variações na absorção de luz, de acordo com a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado.
Temperatura: as cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas “cores quentes”, por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo “calor”.
Simbolismo: a transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida.
Emoção: para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.
Recordação: assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo.
Fique SINCROnizado com todas as nossas matérias, clique aqui e veja mais
Este foi o artigo de hoje.
Grande abraço e até o próximo post.
Miguel Gomes
Gerente de Contas.