De fato a falta de conhecimento pode ocasionar alguns erros que poderão custar muito caro, portanto, é melhor prevenir do que remediar, confira agora alguns erros que podem bloquear ou até mesmo excluir a sua conta comercial do Instagram.
A rede social tem um papel fundamental para estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, e por isso, precisamos nos preocupar com a reputação da sua empresa online.
Atualmente é bem difícil encontrar alguma pessoa que não tenha nenhum contato com a tecnologia. Diariamente usamos diversas ferramentas, como, o Waze (GPS), Onedrive (serviços na armazenamento) e se quisermos assistir ou escutar existem diversos tipos de streaming que possibilita ver tudo online.
Se o cliente deseja entrar em contato, ele irá procurar em lugares de rápido e fácil acesso, por exemplo, o Google, o Facebook e o Instagram são ótimas ferramentas para gerar leads. Logo, se você não tem uma dessas redes, a captação de cliente pode ficar desfalcadas.
Por ser uma rede social muito popular entre o público brasileiro, ter e usar uma conta no Instagram faz parte de uma estratégia fundamental para atrair o sucesso no marketing digital.
Falta de planejamento e estratégia:
O grande problema de um gestor de uma empresa de médio e pequeno porte, é não tirar um tempo para planejar e se adaptar para o novo mercado.
É óbvio que não adianta abrir uma conta comercial para empresa se não for gerado conteúdos de qualidade, comunicação com os clientes, periodicidade nas postagens e medir os resultado sempre.
Por isso, antes de tomar alguma atitude na rede social, verifique tudo a respeito da conta comercial, de valores a até conteúdo. Coloque objetivos a serem alcançados de médio a longo prazo.
Tudo fica mais fácil quando você sabe o que fazer e alcançar.
Mensagens automáticas:
Por mais que seja feito para preencher uma conversa, essa ferramenta nunca será realmente real e orgânica, ou seja, dificilmente irá suprir a necessidade ou dúvida do cliente naquele momento e por isso acaba não agradando a maioria dos usuários. Principalmente pela comunicação ser extremamente rasa.
Segundo o próprio Instagram essas mensagens são considera SPAM, pois, na grande maioria essas empresas não são autorizadas pela empresa, logo não pertence às diretrizes da empresa.
Esses aplicativos de autoresponder ficou muito mais popularizado após o uso no Messenger, e por se tratar de um método novo, fica estreito saber como realmente utilizar de acordo com a necessidade da sua empresa.
Tome bastante cuidado na utilização das mensagens automáticas, isso pode até distanciar alguns usuários, prejudicando a sua conta comercial.
Disparar mensagens para vários públicos:
Mandar mensagem para a mesma conta já pode causar um prejuízo enorme, imagine enviar uma série de mensagens para diversas contas diferentes… Isso é um ato igual ou pior do que o autoresponder.
Você pode até enviar e achar que está fazendo bem para a sua empresa, mas, no final o Instagram pode entender as mensagens de SPAM e, ainda corre o risco de ter a sua conta bloqueada ou até perdê-la definitivamente.
Aquisição de seguidores “Falsos”:
Qual empresa não deseja ter milhares de seguidores? Pois é, isso é sinal que a empresa está sendo reconhecida pelos seus clientes, e para ter seguidor a empresa precisa arcar com um investimento maior para depois usufruir dos benefícios.
No desespero ou sem entendimento sobre o assunto, muitos empresários decidem comprar pacotes de seguidores, mas, saiba que ao realizar este ato você estará colocando a sua conta comercial em risco. Geralmente as empresas que oferecem esse tipo de serviço não são adaptadas e nem seguem as diretrizes do Instagram.
Você pode até ter milhares de seguidores, mas serão públicos distintos, alguns usuários podem até mesmo morar fora da sua região, estado e até mesmo do seu país. Além do mais, esses seguidores não terão interesse algum no seu produto.
O bloqueio ocorre devido suspeita de compra e pode durar até uma semana, neste momento fica impossível curtir, publicar ou comentar dentro do seu perfil. Portanto, isso pode prejudicar a interação com os seus clientes, é claro que as publicações não são garantia de venda, mas contribui para aumentar a autoridade da sua empresa no marketing digital.
Para conseguir seguidores engajados aposte em conteúdos melhores, imagens e vídeos que tem por objetivo educar a sua audiência. E para isso também é necessário ter públicos que vivem perto do seu estabelecimento. Não adianta ter um comércio no Brasil e ter seguidores da China ou Alemanha, isso é bom quando você tem condição de arcar com o transporte da mercadoria ou serviço.
Por fim, a quantidade de seguidores não importa. O caminho é estabelecer conteúdos de qualidade para atrair clientes engajados (propensos a realizar compras).
Várias interações em pouco tempo:
O aplicativo em si entende que se há ação em massa, na verdade, pode ser algum robô ao invés de ter uma pessoa realizando o procedimento manual. A rede social preza por interações reais e legítimas!
Portanto se você está realizando várias interações ao mesmo tempo, como: seguir ou deixar de seguir várias vezes ou fazer muitos comentários ou likes seguidos, é aconselhável que evite realizar esses tipos de ação em massa.
Esse ato pode causar também a perda da conta comercial ou somente o bloqueio da conta por um tempo determinado.
Não usar hashtags:
Não utilizar as # nas suas publicações, não causa penalidade severas, como, a desativação da conta ou bloqueio. O uso delas servem para aumentar o engajamento das suas publicações. Você sabia que com o uso pode aumentar em até 12% dos engajamentos?
Pois é, as famosas hashtags servem para distribuir os conteúdos para as pessoas que tem interesse no seu conteúdo. Tome cuidado na utilização, coloque palavras que são conectadas ao assunto da publicação.
A quantidade de # pode variar entre o assunto em questão, lembrando de sempre manter o cuidado na escolha das palavras elas terão que respeitar as diretrizes do Instagram e terá que ser publicada de acordo com o assunto do post.
Analisar as métricas erradas:
Se você for uma pessoa que analisa métrica por compartilhamento, comentários e curtidas, tenha em mente que isso está totalmente errado e está na hora de reanalisar as suas métricas.
O número de interação não é tão válido neste quesito, é claro que quanto maior for o público alvo atingido, mais chances de vendas serão possíveis. A quantidade de seguidores, likes e compartilhamentos são conhecidos como “métrica de vaidade”, logo não irá aumentar o faturamento da sua empresa.
A venda só vai acontecer se houver uma estratégia por de trás dos posts. Fique atento no que você publica, como você vai atingir o público e quais serão as estratégias utilizadas.
Por fim, faça um planejamento para gerenciar a sua conta comercial, afinal é de extrema importância cuidar da marca da sua empresa.
Bom, por hoje foi isso, esperamos ter esclarecidos alguma dúvida e ter ajudado em relação aos assuntos que prejudicam no Instagram.
Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.
Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores.
Grande abraço e até o próximo post.
Agência Sincro.