Não é segredo para ninguém que o Metaverso é uma verdadeira obsessão de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e atual CEO da Meta. Porém, por mais que o valor de mercado da empresa esteja próximo de US$ 600 bilhões, funcionários já dizem que a Meta está ficando sem dinheiro para o projeto.
Informações obtidas pela agência de notícias Reuters, mostram que a divisão de pesquisa e desenvolvimento do Metaverso a Reality Labs, deve receber alguns cortes em breve, O motivo dos cortes se deve a incapacidade de cobrir as despesas de alguns projetos de hardware da divisão que são utilizado para o desenvolvimento do metaverso.
Projetos cancelados e adiados
Segundo a Reuters, o diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth, teria dito aos funcionários do Reality Labs que a empresa não poderia mais financiar alguns projetos e precisaria adiar alguns outros. Porém, ainda não se sabe quais projetos serão cortados ou adiados pela falta de investimento.
Esse não é o primeiro indício de que a Meta já está pensando em diminuir o ritmo dos investimentos no Metaverso. Há algumas semanas, Zuckerberg já havia declarado que a empresa pretendia reduzir seus investimentos maiores, incluindo o Reality Labs.
Ladeira a baixo
Além disso, a empresa também está diminuindo seu ritmo de contratações, o que sugere um cenário de estagnação no crescimento. Por outro lado, os custos crescentes do Metaverso do Facebook se mostraram falhos, com o ambiente virtual se mostrando, na prática, bem diferente do que era na teoria.
As ações da Meta também vêm em um grande declínio desde o ano passado, com o valor de mercado da empresa tendo caído mais de US$ 400 bilhões de 2020 pra cá. Porém, ao que parece, nada é tão ruim que não possa piorar dentro do império de Mark Zuckerberg.