Quando pensamos em transmitir uma linguagem ao próximo, tem dois tipos possíveis, as verbais e não-verbais. Assim como no dia a dia, dentro do marketing digital trabalhamos o tempo todo com linguagem entre nós e os consumidores. Os Call to Action, exploram ao máximo este conceito utilizando técnicas de linguagem que induzem a ação do próximo.
Sejam elas frases que induzam a curiosidade ou figuras que prendem a atenção, os call to action estão sempre em busca da atenção do público. E o maior objetivo deles é levar o leitor de uma página através de um link para um resultado, através da ação do leitor. No dia a dia estamos a todo momento sendo guiados a tomar uma ação, seja em um “Pare!” na placa de trânsito, um “empurre” para passar pela porta de um local, ou até mesmo algo como “Entre, ar condicionado” que te faz tomar uma ação esperando que ao toma-la, de alguma forma será beneficiado.
Um call to action pode enviar o leitor para uma página de formulário, captura, finalização de pedido, compra e muito mais, são muitas possibilidades.
É importante ressaltar que um call to action não deve ser julgado como uma estratégia simples ou pouco complexa. Exige estudo por trás, do local a ser inserido, por qual finalidade, buscando qual resultado e que tipo de meio de linguagem irá utilizar. Usará texto? Imagem? Um formulário com botão? Qual será a cor? Qual texto irá melhor prender a atenção do leitor e induzir sua ação? Essas perguntas são apenas algumas das quais você deve ter em mente durante a elaboração do seu call to action.
Agora que entende o conceito e importância desta estratégia, iremos mostrar na prática como utilizar os call to action.
Escolhendo o texto a ser usado no call to action
Um texto de call to action não deve ser aleatório ou sem contexto. Deve ser calculado e pensado de acordo com a proposta a ser apresentada. Ele deve resumir em poucas palavras qual será a reação a sua ação. Por exemplo, para onde irei ser direcionado e para que serei direcionado para lá? Por que estou fazendo isso?
Se um leitor está interessado em um ebook por exemplo que você está ofertando, ele precisa saber que está clicando no call to action para adquirir aquele ebook. Então neste caso, algo como “Clique aqui para baixar o ebook completo”. Mas não se engane e coloque um call to action como “Clique Aqui” ou “Fale Conosco”, estes formatos são muito abrangente e não remete necessariamente ao objetivo final do leitor, ele precisa ser direcionado para uma só ideia e esta ideia deve ser exatamente aquela da qual ele se interessou.
Ainda na questão de formulação sobre o texto, gostaríamos de dar uma dica. Durante nossas campanhas, pudemos observar que botões de call to action ao qual as primeiras letras da palavra ou por inteiro eram maiúsculas, costumavam converter mais leads. Veja o exemplo:
Escolhendo a cor a ser usado no call to action
Engana se quem pensa que ter um texto chamativo trata se de elemento suficiente para constituir um bom call to action, afinal, antes de tudo, o primeiro elemento que enxergamos em uma imagem são as cores e, elas são decisivas para uma tomada de ação.
Agora para você escolher a melhor cor para seu call to action você deve levar em conta um contexto geral de estética, funcionalidade, história e um certo conhecimento básico sobre os efeitos que cada tipo de cor gera no cérebro humano.
Por exemplo, a questão da estética se trata de quando você decide não utilizar um botão pink, em um fundo azul. O contraste extremo das cores agride visualmente falando a experiencia do leitor.
Funcionalidade se trata de não usar um botão branco em um fundo de página igualmente branco. Como o leitor saberá da existência do botão e notará sua presença se o mesmo não chamar sua atenção visual?
História dentro de uma estratégia com call to action se encaixa quando usamos o conhecimento no geral da proposta para formular a estética do call to action. Por exemplo, você pode utilizar da cor verde se a proposta se tratar de um conteúdo voltado ao meio ambiente.
E por fim, escolher a cor que melhor se adequa as questões apresentadas anteriormente, juntando o conceito de cor x efeito nos estudos sobre reação do cérebro as cores.
Ficou complicado? A gente descomplica! Veja o efeito de cada tipo de cor no cérebro humano:
Vermelho
Sendo a primeira cor a ser reconhecida por nossos olhos pela manhã e a primeira cor que uma criança consegue se lembrar, o vermelho tem um impacto muito marcante em nossa visão. Costumamente usados em avisos de perigo e erros, mas perfeitos para uma tomada de decisão rápida como call to actions de urgência e promoção. Você pode utilizar em botões como “Compre Agora”. É importante ressaltar que pela imponência que o vermelho causa em nossa visão, deve ser usado com cautela, para que o impacto visual seja melhor e certo para determinados casos, ou seja, não aconselhamos que você use dentro de uma só página diversos call to actions nesta cor.
Amarelo
Esta cor costuma ser a primeira a ser reconhecida por nossos olhos durante todo período do dia, sendo bastante utilizadas em placas de trânsito. Por ser de fácil percepção, a cor amarela fixa com mais facilidade em nossa memória. Mas assim como o vermelho, é uma cor extremamente forte e deve ser usada com menos frequência.
Preto
Utilizada em pouquíssimos casos, esta cor induz a curiosidade, a sofisticação e distinção. Costuma se utilizar este tipo de cor em botões para expressar a escassez do produto.
Azul
Expressa uma sensação de sucesso e produtividade. Costuma ser usado em contextos de tecnologia e higiene. Provocando sensação de frescor e quando utilizado na tonalidade mais escura, poder.
Branco
Transmite a ideia de pureza e harmonia, causando um efeito de luminosidade. São ótimos quando combinados junto de uma página com fundo mais escuro. Quando bem utilizada, esta cor transmite frescor e calma.
Verde
Um dos mais utilizados em call to actions, esta cor atua em nosso cérebro para as tomadas de decisões, pensamento, abstrato e criativo, além de respostas afetivas.
Incrível, não é?
Agora que você já sabe a influência das cores no cérebro humano, chegou a hora de você obter alguns exemplos de call to action que são mais utilizados no marketing digital.
1 – “Teste Grátis”
Se tem uma palavra que desperta interesse involuntário das pessoas é a palavra “grátis”, por que quando ouvida ou vista pelo próximo, automaticamente sabemos que nos surgiu a oportunidade de obter algo, sem custo algum, ou seja, vantagem em cima de vantagem. Mas não para por ai, você pode utilizar de texto para acrescentar informações que deixem claro que a pessoa, buscando por essa oferta, não terá compromisso sólido ou terá que dispor de algo, somente receber benefícios. Veja o exemplo abaixo:
Nesta imagem vemos que o botão acompanha a frase “ASSISTA UM MÊS GRÁTIS”, mas que logo acima em formato de texto, tem a frase de complemento “ASSISTA ONDE QUISER. CANCELE QUANDO QUISER.”, tirando totalmente a sensação de compromisso sólido, dando total liberdade para o cliente cancelar a assinatura quando bem quiser.
2 – “Conheça Mais”
Um outro exemplo muito seguido é os call to action “Conheça Mais”. Eles geralmente são usados para fazer uma proposta, ou seja, quando você apresenta um determinado produto, uma determinada proposta, você inclui um call to action para o usuário conhecer mais sobre a proposta e consequentemente acabar comprando a ideia. Veja o exemplo abaixo:
3 – “Baixe o Ebook Completo”
Dentro de um mercado competidor, uma medida que a maioria das marcas fazem é oferecer um determinado produto ou serviço gratuito para gerar cada vez mais leads e com isso, os call to action não estariam de fora. Um exemplo que trazemos para expressar essa ideia são os ebooks. Veja no exemplo abaixo:
Estes são os exemplos de call to action mais usados dentro do marketing digital, depois desta base, você certamente já está preparado para começar a criar seus primeiros modelos de call to action.
Eai, gostou de nossas dicas?
Não deixe de conferir nossos demais posts no blog, tem muito conteúdo para você que deseja entender um pouco mais sobre este mercado vasto que é o marketing digital.
Grande abraço e até o próximo post.
Agência Sincro.