capa-post-como-estruturar-um-funil-vendas-imbativel_large

Passo a Passo de Como Estruturar um Funil de Vendas Imbatível

Você que busca sucesso nos seus negócios, ou da empresa que trabalha, não pode deixar de conhecer a estrutura de funil de vendas imbatível que preparamos para você superar suas metas e aumentar suas vendas.

Um funil de vendas é a estratégia utilizada para guiar o caminho do consumidor, desde seu primeiro contato com a empresa, até a finalização da compra. Mas sabemos que se o processo não for muito bem arquitetado, ou se durante o processo você não analisa os dados, você está fazendo errado e perdendo de ganhar muito dinheiro.


Dito isso, vamos para o passo a passo…


Passo 1

Definir o produto “isca”.

O consumidor está sempre em busca de algo, por isso é extremamente necessário que você avalie os gostos de seu lead e ofereça uma isca que seja do real interesse dele. Por exemplo, se seu público alvo são estudantes de fotografia, de repente oferecer um ebook cheio de dicas para auxiliar sua carreira pode ser de grande valia para ele.


Passo 2

Definindo o local de tráfego

Antes de começar a divulgar sua isca, primeiro você precisa definir qual plataforma ou rede social que você irá divulgar. No marketing digital trabalhamos com dados para todas as campanhas de resolvemos desenvolver, são através dos dados de descobrimos onde, quem, quando e de que forma nosso cliente reage as nossas estratégias, não seria diferente nesta. Procure pela rede social ou outra plataforma que mais vem dando resultados para você. Mas claro, isso não significa que você ficará limitado a somente as redes sociais que lhe forem mais convenientes, pelo contrário, você pode sim fazer a divulgação em todas as redes sociais que você já utiliza, porém você deve distribuir seu orçamento priorizando aquelas que tem mais resultados, então se você possui um orçamento de 1000 reais para investir nas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn e o Instagram vem lhe gerando mais resultados, você pode distribuir seu orçamento com 600 reais para o Instagram, 200 para o Facebook e 200 para o LinkedIn, fica a seu critério.


Passo 3

Definindo o esqueleto

Antes de começar a divulgar sua isca, você tem que planejar todo o percurso que seu lead irá percorrer durante a campanha e estruturar o esqueleto.

E afinal, o que preciso estruturar e por quais caminhos o consumidor irá percorrer?


Landing Page

Quando for anunciar nas mídias digitais, você precisará de um local para direcionar os seus leads e para que eles possam deixar seus dados e receber sua isca. As landing pages ou páginas de chegada são extremamente importantes para a captação de dados dos leads que poderão ser utilizadas em demais campanhas de marketing no futuro. Caso você não saiba o que é e como montar uma landing page, temos um post completo falando sobre o assunto, para ver; CLIQUE AQUI.


Página de Obrigado

Como já diz o nome, as páginas de obrigado são destinadas para agradecer o lead por adquirir a sua isca e normalmente, assim que eles deixam seus dados e clicam para adquirir o produto, o lead é direcionado para esta página.

Feito estes 3 primeiros passos você já pode começar sua campanha nas redes sociais. Entretanto, enganasse quem pensa que nosso trabalho acaba por aqui, pelo contrário, ele acabou de começar. E vamos te mostrar o porquê.

Certos elementos foram ditos durante a explicação dos passos como a palavra “isca” e a informação “As landing pages ou páginas de chegada são extremamente importantes para a captação de dados dos leads que poderão ser utilizadas em demais campanhas de marketing no futuro” e não é à toa. Nesta altura do campeonato, chegou o momento de usufruir destes elementos para começar nossa estrutura de funil de vendas imbatível.

Passado um tempo que os 3 primeiros passos foram feitos, a essa altura você já deve ter a seu dispor, dados suficientes de clientes para começar a “real” oferta. Quando me referi a “isca” me referia a um produto bom, disponibilizado de graça, para um público interessado que se satisfeitos com seu produto gratuito, ou seja, um relacionamento anteriormente formado com opiniões positivas sobre você, deverá ser bem mais suscetível a adquirir demais produtos que você vem a lhe oferecer no futuro e é exatamente isso que vamos fazer!


E como fazemos isso?

Simples, basta voltar para o passo 1, mas dessa vez você vai definir um produto que lhe trará lucros financeiramente e que agrade o público anteriormente conquistado.


Passo 4

Este produto pode ser um complemento do assunto anteriormente abordado, ou um de maior importância sobre o mesmo assunto. Por exemplo, se antes lhe foi oferecido um ebook com dicas de fotografia, agora você pode vender um infoproduto, vendendo uma mentoria completa sobre fotografia. Veja que trata se de um complemento para aquele assunto anterior ao qual tinha disponibilizado de graça e que agora que o cliente sabe que seus serviços são de qualidade e lhe agregaram, ele certamente será mais suscetível a comprar demais tipos de conteúdo como esse que você oferecer.


Passo 5

Sequência de e-mails

Com antecedência, você vai elaborar uma sequência de e-mails para preparar seu lead para compra. Os leads qualificados que mencionamos são aqueles mesmos que deixaram seus dados na landing page para adquirir a “isca”. Este passo é muito importante, pois é nutrindo o desejo do seu cliente que no final ele se sentirá seguro em adquirir o seu produto ou serviço.


Você pode começar com um email que intrigue e aguce a curiosidade de seu lead como “Olá fulando tudo bem? Se passaram algumas semanas desde o ebook que disponibilizei especialmente para você e tenho certeza que você já deve estar utilizando todas as dicas que te ensinei. Agora eu quero te contar uma novidade, o ebook foi só uma parcela de todos os conteúdos maravilhosos que venho preparando para você, por isso fique atento ao seu email que muitas novidades ainda vão chegar, grande abraço e até breve.”


Perceba que você ainda não revelou o serviço que irá disponibilizar, mas certamente aguçou a curiosidade do seu lead e assim como saiu satisfeito com seu primeiro conteúdo, criou grandes expectativas para muito mais.

Defina o conteúdo de cada email sempre pensando no propósito final. Se pergunte, o conteúdo que estou disponibilizando é bom o suficiente para me convencer de que necessito de mais conteúdo?

Se a resposta for sim, está no caminho certo.


Passo 6

Estruturando a página de vendas

Chegou o tão esperado momento, em que você finalmente vai oferecer seu produto chave para aquele público chave que vem conquistando durante um tempo com o ebook cheio de dicas de fotografia e a sequência de emails. Agora você precisa usar de todos os artifícios para fazer com que o lead chegue no veredito final e se torne uma conversão para você.

E é na sua página de vendas que você irá finalizar esse processo.

Tem várias formas de se estruturar uma página de vendas, mas hoje iremos te mostrar uma forma base e a que mais utilizamos nas campanhas de nossos clientes, por isso fique atento.

Uma página de vendas é composta por:


– Vídeo de agradecimento

– Apresentação da proposta

– Benefícios do Produto

– Call to Action

– Sua História

– Chamada Principal para Compra

– Considerações Finais


Vídeo de agradecimento

No vídeo de agradecimento você pode começar agradecendo pela dedicação do seu lead em chegar até o tão esperado momento e já em seguida apresentar a proposta.


Apresentação da proposta

Na apresentação de sua proposta você pode adicionar um vídeo seu falando sobre o produto, serviço, ou inserir uma foto chamativa.


Benefícios do Produto

É aqui que mora a mágica, utilize diversos argumentos a favor do seu produto, insira uma lista de benefícios, acrescente imagens, faça de tudo para ser visualmente atrativo e perceptivamente interessante. O lead precisa sentir que ele realmente irá transformar a vida dele se adquirir o seu produto.


Call to Action

Call to Action ou Chamada para Ação, trata se de um espaço que você projeta para fazer o usuário tomar alguma ação, como colocar um botão que o encaminha para uma nova janela ou algum botão que faça o lead baixar um anexo por exemplo. Em ambos os casos, um botão é posto para induzir a ação do usuário.


Sua História

Local onde você irá se provar, parte também muito importante pois se você vende um infoproduto, você precisa mostrar domínio do assunto e que realmente é um profissional de primeira. É criando a sua credibilidade com o público que eles se sentirão seguros em comprar o seu produto e confiar nos seus serviços.


Chamada Principal Para Compra

Chegou o grande momento onde você irá adicionar um call to action bem trabalhado, dando um ultimato final para o seu lead fechar negócio. É aqui que você precisa utilizar todo o seu conhecimento com frases de impacto e marketing digital para arquitetar a melhor chamada para compra.


Considerações Finais

As considerações servem para reforçar mais ainda aquilo que vem tentando transmitir para seus leads ao longo da campanha, você pode incluir prazo de garantia, certificado de qualidade e afins.


BÔNUS

Se tiver comentários e depoimentos positivos sobre outros leads que testaram seu produto ou infoproduto, daria um up com toda certeza na sua campanha, pois como mencionado anteriormente, o novo consumidor é influenciado por outros consumidores, ou seja, se ele ver que outras pessoas compraram seu produto e se deram bem, ele se sentirá mais seguro e confiante em comprar também.

Pronto, um bom caminho já foi percorrido até aqui, mas ainda está só na metade. Quando você quer alcançar o sucesso e se superar a cada meta, o trabalho é contínuo e, não seria diferente aqui. Pois temos que contar com todas as possibilidades e ter desde o início um plano para cada caminho. Por exemplo, trabalhamos com meta nas conversões, mas a chance de ter uma taxa de conversão de 100% do público é muito raro, então precisamos ter um plano arquitetado para trazer novamente para o jogo aquela parcela de público que mesmo passando por todas as etapas quando chegou no final resolveu não comprar sua oferta.


Por isso, como passo a passo final, defina:


Sequência de e-mails

– Quem Comprou

– Quem não comprou

. Problema de Pagamento

. Não se interessou


Veja que são muitas vertentes que precisamos trabalhar, mas para cada uma delas, a criação de conteúdo para a sequência de email é imprescindível. Se você desiste de querer conquistar clientes que não fecharam, você está perdendo um grande percentual de vendas.

Um problema que você precisa ficar atento é quando um grande número de pessoas não se “interessaram” pelo seu produto. Pois isso pode ser um forte sinal que a plataforma que esteja usando para meio de pagamento ou seja, a página de pagamento deve estar com algum erro.  É isso pode prejudicar muito a sua campanha, por isso o quanto antes você identificar o problema, melhor será para reverter, então neste caso, entra a sequência de e-mails para “problema de pagamento”. Onde você instiga a pessoa a retornar e desta vez, concluir o pagamento.


Então é isso, gostou de nossas dicas?

Não deixe de ver nossos outros posts, tem muito conteúdo de qualidade para você que quer aprender mais sobre marketing digital.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores de marketing digital.

Grande abraço e até o próximo post.

Equipe Agência Sincro.